quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Aprendizado 3: Minhas finanças

A terceira coisa que aprendi com a fratura é que o fato de estarmos sempre na rua, faz com que nossos gastos aumentem ABSURDAMENTE. Essa lição eu tirei na época da licença do mestrado mas foi mais intensa agora, que as saídas são apenas para ir ao medico.

Em relação à alimentação, obviamente, os gastos são bem menores quando fazemos todas as refeições em casa. Mas o que mais me impressionou foram esses pequenos gastos, como presentinhos, itens de perfumaria, Farmacia, papelaria, coisas do tipo.

A internet tem funcionado como um incentivo ao consumo (adoro comprar pela internet) porém tenho sido bastante controlada em não ceder aos impulsos.

Tenho aproveitado esse período para saldar algumas dívidas que estavam se arrastando. Passei a colocar metas mais rígidas para consumo e para liquidar dívidas, também estou controlando os gastos pelo aplicativo de celular. Estou animada e disposta a mudar meu comportamento.

Sou uma ávida consumidora, pra mim e pros outros. Adoro dar presentes. Mas estou revendo essa minha característica, também optando por fazer escolhas mais econômicas. Pra completar, tenho uma péssima memória, então sempre gasto mais no cartão de crédito Pq não lembro que comprei. Resolvi, por isso, cortar os cartões e usar apenas débito. Tá sendo a experiência muito positiva. Meus cartões realmente tinham valores bem altos!

Aprendi que nossa rotina nos empurra gastar com muita besteiraa e que esses pequenos gastos impactam pra caramba no orçamento. Agora To mais consciente disso e pretendo levar esse cuidado pra sempre.

Tchauzinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário