segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Tudo sobre minha mãe (ou Aprendizado 2)

Minha mãe acabou de aposentar. No primeiro dia, ela veio aqui e logo me disse: "cuidarei de você" e assim tem acontecido desde então. Ela vem normalmente na segunda e na quinta à noite vai embora. É que segunda e sexta ela faz pilates (sim, minha mamãe é jovem e moderna). Nos finais de semana ela fica com o namorido (sim, minha mae namora e não quer casar 😂) e também fica na casa dela fazendo as coisas dela e também mimando um pouco a minha irmã mais nova (leia-se: fazer comidas gostosas para a linha irmã).

Quando minha mãe está, ela faz comida pra gente (inclusive as marmitas do meu esposo levar pro trabalho), dá uma ajeitada na casa, me ajuda a tomar banho, pega as coisas que quero pra eu não precisar me levantar, me faz companhia. Tá sendo uma ajuda sem igual. Já fico pensando quando eu tiver um nenemzinho, vai ser mais ou menos parecido.

A coisa mais importante que descobri desde que ela está aqui em casa, é que mãe é bicho besta. Faz tudo para ver o filho feliz. Eu nunca havia reparado nisso de uma forma tão intensa. Acho que É porque somos adultos agora, ou seja, não somos mais aquelas crianças fofinhas que inspiravam amor. Agora, parece que tudo que recebemos fica mais transparente. Temos a compreensão plena da vida e, ao mesmo tempo, já não somos mais aquelas criaturinhas amáveis. Parece que, nessas condições, somos levados a perceber que o verdadeiro amor é esse, que se doa sem esperar nada em troca e sem fazer exigências, sem ter sido inspirado por nada, somente pelo sentimento de cuidado e de poder fazer ao outro aquilo que ele deseja e precisa.

Minha mãe simplesmente passa o dia perguntando o que ela deve fazer para melhorar a minha situação: pergunta o que quero pro almoço, pro lanche, pra janta; pergunta que se quero tomar banho e se hoje é dia de lavar o cabelo; faz, de surpresa, alguns mimos pra mim, tipo trazer lanchinhos e comprinhas da rua... E toda vez que eu respondo sobre quais são as minhas preferências, ela NUNCA SE QUEIXA OU SE QUESTIONA. Se eu digo que quero tomar banho as 16:00 ou às 23:00, tanto faz pra ela. Porque é a minha vontade. Sabe, às vezes nem sei lidar com tamanho zelo.

Ela só quer me ver feliz. Despreocupada, animada com a minha recuperação, confiante e alegre.

Esse amor, visto por esse ângulo, é a coisa mais incrível que já presenciei com a minha mãe. Eu jamais havia percebido esses detalhes, então tenho aqui o meu segundo aprendizado desde que me machuquei.

Nada que eu faça, no mundo, vai retribuir tudo o que ela tem feito (e fez, até hoje) por mim. Agradeço agora, inclusive, em nome do meu marido, que também tem sido cuidado por ela. São momentos que a vida nos proporciona para que sentimentos como a gratidão surjam e nos reforcem certas lições (no caso, o aprendizado 1).

Mãe é o ser mais incrível desse mundo; faz o impossível para que seus filhos sejam felizes e, em momento algum, pedem pelo nosso amor.

Obrigada, mamãe.
Gratidão e amor eternos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário